segunda-feira, 26 de julho de 2010

Nós da Rede protesta e dá bom exemplo.



Cansados de ver um monte de lixo espalhado na praia durante os eventos da Prefeitura Municipal de Paracuru, integrantes da rede social Nós da Rede de Paracuru, em forma de protesto promoveram uma Ciscara do Lixo pondo, literalmente, a mão no lixo. Com ciscadores e sacos de lixo em apensas uma hora de coleta, 04 (quatro) integrantes da Nós da Rede encheram 14 sacos de lixo!!
A Ciscarada é mais uma forma de comunicar à Prefeitura de Paracuru sobre a urgência de políticas públicas quanto a destinação do lixo da praia. Há anos a Prefeitura no realiza a Regata de Jangadas de Paracuru configurando em um momento de fortalecimento da figura do pescador e entretenimento para moradores e visitantes desta bela cidade. No entanto, há anos, o descaso com a destinação do lixo tem sido marca impactante nos evento do poder público municipal.
Ausência de lixeiras em toda extensão da praia e principalmente no local do evento, nas quais os visitantes possam colocar o lixo produzido, tem deixado um rastro de sujeira em todo o litoral e no mar ao final do dia.
A questão do lixo na praia tem sido um debate constante nos espaços de discussão com a Prefeitura, em manifestação da população nas rádios locais, pelas instituições locais e regionais gerando ações de pesquisa e limpeza de praia e nada tem se feito enquanto política pública.
É sabido por todos do impacto do lixo na praia tanto para a vida humana quanto para vida marinha acarretando acidentes, doenças e mortes.

Com uma jangada como ponto de apoio, integrantes da Nós da Rede juntou uma parte do lixo produzido pela população no momento do evento chamando sua atenção sobre a necessidade da Prefeitura de Paracuru planejar seus eventos considerando aspectos essenciais como a destinação do lixo produzido, a implantação urgente de uma plano de destinação dos resíduos da praia e ampliação da educação ambiental para os moradores e visitantes.
E o protesto não pára por aí. Será enviada uma carta-protesto para todas as instituições envolvidas no evento: realizadores, promotores e patrocinadores.
É chegada a hora do poder público, sociedade paracuruense e visitantes deixar de achar natural o lixo despejado na praia para o mar limpar!!! O mar já tem sua sopa de lixo, os animais marinhos estão morrendo de inanição, engolindo sacos de plástico e pontas de cigarro.
A Nós da Rede espera que nos próximos eventos o lixo esteja no local no qual deve estar: na lixeira, não na praia!!!

Um comentário:

Anderson disse...

Parabéns aos companheiros pela ação ousada que realizaram.