terça-feira, 17 de março de 2009

Divagações sobre "Nós da Rede"

Não fui eu o autor da idéia de nomear este movimento social em Paracuru de "Nós da Rede", mas me permito fazer, em torno dela, algumas breves divagações.
De cara percebe-se o duplo sentido da frase e a simbolgia que dela pode se desprender.
Nós da Rede pode ser entendido como as pessoas (nós) componentes de uma organização (rede) social de entidades diversas. Este é o sentido prático-real.
Nós da Rede pode ser entendido como a junção, os laços (nós) que unem os fios teciduais de uma trama (rede) com o objetivo de fortalecer a malha capaz de prender algo. Este é o sentido simbólico.
O sentido simbólico para nós, que moramos na cidade litorânea de Paracuru, nos remete imediatamente a figura brava e heróica dos pescadores.
E são com estes significados simbólicos-concretos, mais facéis de compreender, que se pretende divulgar e robustecer a idéia original-real deste movimento capaz e independente.
Afinal de contas o objetivo, ainda subjetivado, do movimento é fortalecer cada entidade envolvida como se estivesse atando com mais força o nó de uma rede. E só conseguiremos isso com informação e formação humana e política de cada um de "nós".

Anderson
Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Paracuru

Nenhum comentário: