sábado, 2 de maio de 2009

MOVIMENTO DOS PROFESSORES EM PARACURU CONTINUA

Um belo ato público foi o resultado da mobilização da APEOC seção Paracuru junto aos professores municipais no dia 30 de abril último.
O ato realizado apesar da chuva teve como objetivo fortalecer o movimento pela implantação do piso salarial nacional dos professores em Paracuru, bem como iniciar a negociação para elaborar o plano de cargos e carreiras do magistério municipal.
Após caminhada pela ruas da cidade, partindo da Avenida Antonio Sales, defronte ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o ato público ocorreu na praça de eventos em frente à prefeitura.
A prefeita Érica, ladeada pela Sec. de Educação Antonia Xavier, pelo Sec. de Trânsito e Cidadania Capitão Sinval e pelo ex-prefeito Ribeiro, recebeu uma comissão dos manifestantes para um primeiro diálogo. Mas ao que se sabe as negociações não caminharam principalmente pela interferência do ex-prefeito, que segundo os diretores da APEOC chegou a se destemperar e agredir verbalmente alguns deles.
Após a negociação infrutífera os professores decidiram ainda em frente à Prefeitura participar da sessão da Câmara Municipal que ocorreu no dia 30/04 às 18:00. Presentes no plenário da casa legislativa de forma maciça os professores e outros servidores públicos foram supreendidos por uma sessão relâmpago que durou cerca de 20 minutos.
Como protesto os cidadãos lá presentes formaram um corredor na saída da Câmara e ironicamente aplaudiram a saída dos legisladores municipais.
Ainda à noite, depois da saída de todos os vereadores, por sugestão de alguns professores foi aprovada a idéia de que a categoria passaria a participar ativamente das sessões da câmara e que incentivariam a sociedade a exercer esse mesmo ato cidadão.
Haverá amanhã (03/05) na feira que ocorre junto ao mercado municipal uma panfletagem dos professores para conclamar a população à participar deste movimento que em última instância representa a defesa de uma educação pública de qualidade.

Nenhum comentário: