sábado, 29 de janeiro de 2011

Estamos na Rede Blogs Cearenses

Ficamos extremamente felizes em descobrir "acidentalmente" que nosso blog foi inserido na Rede de Blogs Cearenses na categoria Variedades.
Agradecemos a inserção aos responsáveis por esta rede.  
O que é o Blogs Cearenses - pelo seu autor:

"O blog é um projeto pessoal de alguém completamente apaixonada pelo Ceará, que acredita que a informação é uma das vias de mudança social.
A idéia veio de uma necessidade. Em uma das minhas pesquisas sociais eu queria saber como as cidades do interior que não possuem os grandes meios de mídia como em Fortaleza, se resolviam para publicar notícias da sua região. O resultado foi surpreendente...Os blogs democratizaram a notícia de forma impressionante, e o cenário atual é de uma super rede de blogs que falam sobre todos os assuntos e onde o leitor se sente muito mais próximo e até íntimo.
Assim eu tive a idéia de promover melhor essa integração e facilitar o acesso de pessoas de todas as regiões. Até já existem algumas poucas tentativas de congregar blogs por aqui, mas, uns desrespeito a tipos específicos de blogs, outros a regiões específicas. Inclusive eu usei e abusei das informações desses blogs e eles também estão prestigiados aqui. Mas o meu intuito é democratizar geral. O que eu quero é dar espaço tanto para aqueles que já estão consagrados, como também para os blogs mais simples e menos badalados que nem por isso são piores. 
Meu objetivo no final das contas é uma tentativa de democratizar a informação. Sei que por ser através da internet esse objetivo encontra certas limitações tendo em vista a parcela populacional que ainda não tem acesso, mas acho que é um primeiro passo.
É no Ceará porque eu amo esse estado e acredito na premissa de que “juntos somos fortes”, e acho que nós devemos sim, nos conhecer e tentarmos soluções para as nossas limitações juntos.
Espero que todos gostem da iniciativa e tornem-se leitores!
Mila Donasc - Cearense e blogueira http://www.mulheresdeatitude.blogspot.com/
Regras: Não divugaremos blogs com as seguintes características:
  • Que incite ódio, violência e preconceito contra pessoas
  • Com caráter separatista
  • Racista
  • Religiosos (já que o blog tem o caratér de divulgação, melhor que ele seja laico para evitar problemas com as diferente formas de crença)"

Sociedade Civil quer indicar jurista para STF.

Reproduzimos a seguir manifesto que nos foi enviado pela AMARRIBO - Amigos Associados de Ribeirão Bonito.

MANIFESTO DA SOCIEDADE CIVIL SOBRE A INDICAÇÃO PARA O STF

                        Há muito tempo a sociedade civil brasileira vem discutindo a necessidade da construção de mecanismos democráticos de participação no processo de escolha dos Ministros do Supremo Tribunal Federal. Apesar de ser uma prática comum nos países democráticos, essa discussão pública ainda não vem ocorrendo em nosso País. A relevância desse debate pode ser claramente percebida na presente conjuntura, onde se observam impasses sobre temas de grande relevância, como no caso dos julgados relativos à Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010).
                        A sociedade civil brasileira, por outro lado, está mobilizada em milhares de organizações que promovem uma constante e crescente incidência pelo aprimoramento das instituições democráticas. São exemplos disso as redes de organizações sociais denominadas MCCE – Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e ABRACCI – Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade, Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, como ademais a mobilização liderada pela Rede AMARRIBO.
                        Essa energia política inovadora reclama do Estado Brasileiro a abertura ao diálogo e à colaboração em torno de objetivos estratégicos. Ela tem gerado a alteração dos marcos legais (a Lei contra a Compra de Votos e a Lei da Ficha Limpa, por exemplo, ambas de iniciativa popular), bem como influenciado a interpretação das normas jurídicas e a transformação dos padrões de comportamento institucional, contribuindo para o fortalecimento da imagem positiva do Brasil perante seu próprio povo e no cenário internacional.
                        Toda essa movimentação gerou, ainda, a convocação pelo Presidente LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA, no último Dia Internacional de Combate à Corrupção (9 de dezembro), da Conferência Nacional sobre Transparência e Participação Social – CONSOCIAL, que acontecerá ainda em 2011. Já em 2012 o Brasil sediará a 15ª Conferência Internacional Anti-Corrupção (IACC), para a qual são esperados participantes de mais de cem países, tendo como entidade-anfitriã a AMARRIBO, organismo que no Brasil representa a Transparência Internacional.
                        É nesse contexto que os(as) cidadãos(ãs) e organizações da sociedade civil que subscrevem este manifesto apresentam à Presidenta DILMA VANA ROUSSEFF o nome do MÁRLON JACINTO REIS, a fim de que considere a hipótese de indicá-lo para a vaga em aberto perante o Supremo Tribunal Federal.
                        Trata-se de um magistrado cuja história é marcada pela ativa participação nas frentes de articulação social em defesa da democracia e dos Direitos Humanos. Foi um dos fundadores do MCCE e da ABRACCI, além de integrar o Conselho Diretor da AMARRIBO. Além disso, preside a Associação Brasileira dos Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais – ABRAMPE, que tem colaborado de forma marcante em todas as lutas pelo fortalecimento da democracia brasileira. Seu currículo acadêmico e sua experiência profissional, por outro lado, testemunham a notabilidade do seu saber jurídico.
                        Sua eventual indicação para Ministro do Supremo Tribunal Federal representará antes de tudo o reconhecimento da importância do diálogo de todas as instituições públicas com a sociedade civil que reclama a abertura de novos e mais efetivos canais de interlocução.