terça-feira, 2 de novembro de 2010

Nós da Rede adere ao Manifesto em Defesa ao Conselho de Comunicação Social.

Na reunião realizada no dia 27/10 a "Nós da Rede" decidiu por unanimidade aderir ao Manifesto em Defesa do Conselho de Comunicação Social e Democracia, reproduzido abaixo.

Manifesto em defesa do Conselho de Comunicação Social e da Democracia


As entidades abaixo assinadas manifestam publicamente seu total apoio à criação do Conselho de Comunicação Social do Estado do Ceará e repudiam, de forma veemente, as tentativas de setores conservadores da sociedade de desqualificar a decisão da Assembleia Legislativa do Estado de propor ao governador Cid Gomes (PSB) a criação de um órgão que possibilitará a efetiva participação da sociedade cearense na criação de políticas públicas em comunicação do Estado.

Um Conselho tem como finalidade principal servir de instrumento para garantir a participação popular, o controle social e a gestão democrática, envolvendo o planejamento e o acompanhamento da execução das políticas e serviços públicos. Hoje, existem conselhos municipais, estaduais e nacionais, nas mais diversas áreas, seja na Educação, na Saúde, na Assistência Social, entre outros. Um Conselho de Comunicação Social é, assim como os demais Conselhos, um espaço para que a sociedade civil, em conjunto com o poder público, tenha o direito a participar ativamente na formulação de políticas públicas e a repensar os modelos que hoje estão instituídos.

Longe de ser uma tentativa de censura ou de cerceamento à liberdade de imprensa, como tenta fazer crer a velha mídia (nada mais que uma dúzia de famílias) e seus prepostos, o Conselho é uma reivindicação histórica dos movimentos sociais, organizações da sociedade civil, jornalistas brasileiros e setores progressistas do empresariado que atuam pela democratização da comunicação no Brasil e não uma construção de partido político A ou B. E mais, falta com a verdade quem diz ser inconstitucional o Conselho de Comunicação, pois este está previsto na Constituição, no Artigo 224, que diz "Para os efeitos do disposto neste capítulo, o Congresso Nacional instituirá, como seu órgão auxiliar, o Conselho de Comunicação Social, na forma da lei", com direito a criação de órgãos correlatos nos estados, a exemplo dos demais conselhos nacionais.

Uma das 672 propostas democraticamente aprovadas pelos milhares de delegados e delegadas da sociedade civil empresarial, não-empresarial e do poder público, participantes da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), os Conselhos de Comunicação Social são a possibilidade concreta de a sociedade se manifestar contra arbitrariedades e abusos cometidos pelos veículos, cuja programação é contaminada por interesses comerciais, que muitas vezes violam a legislação vigente e desrespeitam os direitos e a dignidade da pessoa humana.

A desfaçatez com que a velha mídia e seus asseclas manipulam a opinião pública, na tentativa de camuflar a defesa de interesses econômicos e políticos que contrariam a responsabilidade social dos meios de comunicação e o interesse público, merece o mais amplo repúdio do povo brasileiro. Eles desrespeitam um princípio básico do jornalismo, que é ouvir diferentes versões dos acontecimentos, além de fugir do debate factual, plantando informação.

É chegada a hora de a sociedade dar um basta à manipulação da informação, unindo-se trabalhadores, consumidores, produtores e difusores progressistas na defesa da criação, pelo poder público, dos Conselhos de Comunicação Social. Somente assim, o povo cearense evitará que o Governo do Estado sucumba à covarde pressão de radiodifusores e proprietários de veículos impressos que ainda acreditam na chantagem e na distorção da verdade como instrumento de barganha política.

Que venham os Conselhos de Comunicação Social, para garantir à sociedade brasileira o direito à informação plural, a liberdade de manifestação de pensamento e de criação e a consolidação da democracia nos meios de comunicação.

Assinam a nota:
Acertcom - Associação Cearense de Emissoras de Rádio e TV Comunitárias
Agência de Informação Frei Tito para América Latina (Adital)
Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço-CE)
Associação Comunitária do Bairro Ellery
Associação Comunitária do Bairro Monte Castelo
Associação Comunitária Portal do Benfica
Associação Comunitária de Rádiodifusão de Independência (ACORDI)
Associação União dos Moradores de Luta do Álvaro Weyne
Associação Zumbi Capoeira
Associação Zumbi Capoeira (Pirambu)
Centro Cultural de Arte Capoeira na veia
Centro de Apoio a Vida
Centro Popular de cultura e Ecocidadania (CENAPOP)
Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca-CE)
Cia. Tesouro Nordestino
Cia. de Teatro Arte Amiga
Cine Rua
Cipó Comunicação Interativa
Coletivo de Jovens Feministas de Pernambuco (Recife-PE)
Coral Vida e Arte
Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos)
Espaço Solidário (ESSO)
Fábrica de Imagens - Ações Educativas em Cidadania e Gênero (Fortaleza-CE)
Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ)
Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC)
Futsal Caça e Pesca
Grab - Grupo de Resistência Asa Branca
Grêmio estudantil Juventude Ativa
Grupo Aprendizes de Papel
Grupo Budega Chic
Grupo Cultural Entreface - Identidade Juvenil, Comunicação e Cidadania (Belo Horizonte MG)
Grupo Pensar Lutar e Cia. de Teatro Arte Amiga
Grupo Pensar Lutar e Vencer (Pastoral da Juventude Maraponga)
Grupo Tapa (Temos Amor pela Arte)
Grupo Vida e Arte
Instituto de Juventude Contemporânea (IJC)
Instituto Terramar
Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social
Juventude Atitude (CDI)
Juventude Negra Kalunga
Movimento Pró-Parque Rachel de Queiroz
ONG Catavento Comunicação e Educação
Pastoral da Juventude do Canindezinho – PJ
Rede de Adolescentes e Jovens Comunicadores e Comunicadoras do Brasil
Rede de Jovens do Nordeste
Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce)
Sindicato dos Operadores de Turismo do Ceará
Sindicato dos Vigilantes do Estado do Ceará (SindVigilante)
Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Valores do Ceará (SindValores)
Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica, da Comunicação Gráfica e dos Serviços Gráficos do Estado do Ceará (Sintigrace)
Terreiro Capoeira
Tesouro Nordestino
TV UMLAW
União Brasileira de Mulheres (UBM)
União da Juventude Socialista (UJS)
Vidas e Vozes da Juventude


quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ATENÇÃO: Plano Municipal de Habitação

Sexta-feira (22/10) às 8h no Auditório Antonio Sales da Câmara Municipal de Paracuru, ocorrerá uma oficina para discussão e elaboração do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social de Paracuru.
Apesar de ser um evento de grande interesse para a comunidade, pois o déficit habitacional é grande e as ocupações são muitas em Paracuru, ele tem sido pouco divulgado. Importante dizer que este é o segundo encontro.
Vamos lá pessoal debater este grande problema do município e de todo o Brasil.

sábado, 16 de outubro de 2010

Retomada das reuniões.

Após alguns meses de pausa, ontem (15/10), "Nós da Rede" retomou as reuniões regulares. Na sede da APEOC-Paracuru, foi discutida a seguinte pauta:
1. Renovação da coordenação do movimento, que ficou com Jurandir (APEOC), Anderson (SINDSERPA) e Paula (ABIP);
2. O ingresso de novas entidades e personalidades ao movimento;
3. A devolução do CPTA para gerência da SEMACE e novas ações da rede sobre o caso;
4. O desvirtuamento da função da rádio comunitária Mar Azul FM e possíveis ações da rede;

A próxima reunião da rede para acolher novo membros será no dia 21/10 ás 18h em local a ser definido.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Reunião do Conselho Municipal de Saúde

Amanhã (14/10) no Auditório Antonio Sales da Câmara Municipal de Paracuru, a partir das 08:00, acontecerá a reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Paracuru.
Em pauta:
1. Transportes da Secretaria de Saúde
2. Recursos finacneiros do projeto "Saúde na Praça"
3. Convênio das Agentes Comunitárias de Saúde
São aguardados para a reunião o responsável pelos transportes da prefeitura, a fisioterapeuta Débora, responsável pelo projeto "Saúde na Praça" e a agente de saúde Conceição, presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Paracuru.

Capacitação para Conselheiros

Amanhã (14/10), a partir das 14h, no Auditório Antonio Sales da Câmara Municipal de Paracuru, dar-se-á início à Capacitação para Conselheiros de Saúde. O evento ainda acontecerá na sexta-feira - 16/10 - das 08:00 às 17:00.
A capacitação será facilitada por membros do Conselho Estadual de Saúde (CESAU).
A realização do evento é do Conselho Municipal de Saúde de Paracuru em parceria com CESAU e apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O AMANHÃ SERÁ UM NOVO DIA...

A cada dia, ao nascer do sol, em muitas cidades a vida recomeça.
Pescadores saem em busca do peixe de cada dia, crianças seguem para a escola, mulheres e homens vão à lida e o sol ascende no céu.

Hoje, dia 05 de outubro, Paracuru acordou com uma cor diferente!

 Após cinco anos desde a tomada do CPTA do povo pela Prefeitura de Paracuru, um dia após sua inauguração, para ser entregue ao empresário Ricardo Meireles, que explorou o espaço com o Restaurante Buena Vista, a cidade comemora.
Em meio a falácias de representantes da Prefeitura nos meios de comunicação, carros que vem e vão da SEMACE e brindes de integrantes da Nós da Rede regados ao pôr do sol, Prefeitura e Ricardo Meireles a partir de determinação do Ministério Público do Estado do Ceará retiram seus trapos e farrapos de safadeza do equipamento público e devolvem-no ao Governo do Estado.

De Buena Vista nada restará. Como está acontecendo com os desmandos desmontados do coronelismo da praia, será enterrado na lama do mangue e lá comido pelos caranguejos. E ao lado do berçário da vida, do estuário, a vida do CPTA começará.


E nós, povo, estaremos lá com os pés fincados como as ostras nas pedras, certos de que a nossa voz nunca será calada e nem nossas vidas pisoteadas.
A nossa voz ecoará nos quatro ventos e, assim, chegará aos ouvidos de muitos que repetirão esse gesto, geração após geração. E a vida, a cada dia, será diferente.



O dia enfim finda... O sol mais uma vez se esvai... Indicando mais uma vez que o mundo gira...
O amanhã? Será um novo dia.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

AO POVO O QUE É DO POVO!!!

MAIS UMA CONQUISTA PARA A SOCIEDADE PARACURUENSE.
No próximo dia 05 de outubro, a Prefeitura Municipal de Paracuru e Ricardo Meireles, estarão entregando à Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará – SEMACE o EQUIPAMENTO PÚBLICO denominado Centro de Promoção Turístico Ambiental – CPTA. Devolvendo assim ao povo, este espaço que foi abusivamente privatizado.

Foto do CPTA
Para entender o caso, vamos recordar um pouco a história:

Em junho de 2005 o governo do Estado do Ceará inaugurou, na Barra do estuário do Rio Curu, o CPTA, equipamento público com objetivo de manter o acesso da população local aos recursos hídricos do litoral, no caso rio e mar, e promover um espaço de encontros, reuniões, eventos e de prática de esportes para as comunidades do seu entorno e para turistas. Neste espaço foi destinada uma sala que deveria funcionar como o escritório regional da SEMACE. Assim, se concretizando em um EQUIPAMENTO PARA O POVO.
No ano que antecedeu a inauguração do CPTA, de forma participativa, envolvendo diversos setores das comunidade de Paracuru, foi elaborado o Plano de Gestão do CPTA, e formado o seu Conselho Gestor composto por representantes da sociedade civil e dos poderes públicos municipal e estadual. 
Placa indicativa do Restaurante.
 No entanto, dia seguinte à inauguração TODA A CIDADE DE PARACURU foi surpreendida com a informação que a pessoa de nome Ricardo Meireles, vulgo RICARDINHO, ocupara o espaço do CPTA para montar o RESTAURANTE BUENA VISTA, com o conhecimento e autorização do prefeito à época José Ribamar Barroso Batista, o Ribeiro. Privatizando, assim, um espaço público.
Tal ação autoritária e desrespeitosa provocou momentos tensos nas reuniões do Conselho Gestor, pois os representantes da sociedade civil não aceitavam a apropriação particular de um equipamento público.


A tensão chegou ao ponto de tornar o problema em caso de polícia, devido identificação de depredação do patrimônio público por parte do Ricardo, que trocou as fechaduras dos ambientes do CPTA e colocou ao relento todos os moveis e documentos do órgão ambiental. Ocorreram também, naquele período, ameaças ao gestor da APA da SEMACE, senhor Mozart Araújo, que lutava para que o equipamento público fosse entregue a quem lhe é de direito: O POVO.
Aliados a Mozart nesta luta os, hoje, representantes da "Nós da Rede", Lindomar Alcântara e Edmundo Ferreira da ONG EcoAção, também componentes do Conselho Gestor do CPTA atuaram firmemente no intuito de restituir o equipamento ao público.
Resultou ainda desta batalha momentos de perseguição política por parte do ex-prefeito Ribeiro contra a família de Mozart, com demissão da sua esposa, Ariadyne Luz, do Núcleo de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, e sua não convocação para o cargo de psicólogo no concurso público realizado em 2006, apesar de sua aprovação. Fatos estes já de conhecimento da população e de todo o Estado do Ceará, uma vez que o Ministério Público gerou uma ação penal e de improbidade administrativa contra o mesmo em fevereiro de 2009.
O caso da ocupação indevida do CPTA já vinha sendo denunciado desde 2007 pelo jornalista Francisco Luz, do blog Frente e Verso, que o encaminhou a Procuradoria Geral da Justiça. Veja o que ele expôs em seu sítio virtual :
“Enquanto isso.... o CPTA, conhecido como BUENA VISTA, serviu a um só dono, que transformou o local num salão com mesas, bares, sofás, redes, luminárias, jogos de luz e comercializava produtos entre bebidas alcoólicas e pratos variados, tendo seu público-alvo, estrangeiros. E a manutenção do prédio sob a administração da Prefeitura Municipal de Paracuru com pagamentos de água e luz!! Dinheiro público, dinheiro nosso, servindo a um só dono, que desmando cara de pau!!!! E a comunidade sem seu espaço para sua voz, suas ações; os jovens sem quadra para quadra de esporte e a cultura sem o anfiteatro”.


CPTA SERÁ DEVOLVIDO À COMUNIDADE!!!

Reunião realizada ontem no CPTA
Toda esta luta não foi vã, caros companheiros!!!!
Ontem, 15 de setembro de 2010, mais de cinco anos depois, o representante da SEMACE, Ivan Butão, em encontro com alguns representantes de entidades comunitárias e com a presença de representantes da “Nós da Rede” - Ariadyne Luz, Mozart Araújo, Lindomar Alcântara e Roberto Sérgio - informou que a partir de um compromisso firmado com o Ministério Público Estadual, através de um Termo de Ajustamento de Conduta, A PREFEITURA MUNICIPAL DE PARACURU E RICARDO MEIRELES DEVERÃO ENTREGAR O CPTA AO POVO NO DIA 05 DE OUTUBRO, para ficar sob a administração da SEMACE. Butão não soube informar como ficará o conselho gestor, que nestes anos de batalha esteve inativo. Mas afirmou que o órgão ambiental administrará o espaço a partir DA DEMANDA DO POVO!!!

Com esta conquista provamos que é possível, de forma organizada, combater o autoritarismo e os desmandos irresponsáveis de coronéis!!! Alertamos, também, que o povo precisa desepertar e se apropriar dos seus espaços.
E agora, podemos comemorar mais esta Vitória, que, sendo fruto da luta de algumas pessoas e entidades, beneficiará a todos os cidadãos de Paracuru.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Conselho Municipal de Saúde - Paracuru/CE

Quinta-feira (16/09) às 8:30, na Sede do Conselho Municipal de Saúde de Paracuru, ocorrerá sua reunião ordinária. Em pauta a aplicação dos recursos do projeto Saúde na Praça e avaliação do atendimento dos motoristas que trabalham na Secretaria de Saúde.
Desde a última reunião - em agosto - a mesa diretora deste conselho tem nova composição. O dentista Raimundo Ribeiro pediu demissão do cargo de secretário e foi eleita por unanimidade a Agente de Saúde Aline Braúna, para exercer esta função.
Além de Aline, fazem parte da mesa diretora a Sra. Kélvia Karla (Secretária de Saúde), como presidente, e o Sr. Adriano Barbosa  (Representando a Secretaria de Educação), na condição de vice-presidente.

terça-feira, 27 de julho de 2010

ONG Eco-Ação realiza o IV Pescando Informação

A preservação da vida do Estuário do Rio Curu é o objetivo primordial do Pescando Informação, realizado pela ONG Eco-Ação da cidade de Paracuru. O evento que envolve os pescadores da barra e seus familiares iniciou no último dia 23 com oficinas de Educação Ambiental, realizadas por representantes da Eco-Ação e Ibama, e finalizou com o Concurso da Pesca da Tainha e uma celebrada "basquetada", no dia 24.
Durante toda a sexta feira (23/07) discussões sobre a pesca predatória, vida marinha e pesca sustentável envolveram os pescadores da Barra do Rio Curu que já se encontram conscientizados e sabem sobre a importância do Estuário do Rio Curu para a preservação das espécies marinhas e a própria pesca.
O Concurso da Pesca da Tainha é o ponto alto do evento, no qual os pescadores vão para o seu local de trabalho, o estuário, pescar tainha com tarrafa e o grande vencedor é aquele que pescar a maior tainha. Este ano o vencedor foi o pescador Elaino que pescou a tainha de 0,34cm! Os pescadores Vicente, Pedro Lira, Naércio, Tobias e Manoel Pelona ficaram na segunda, terceira, quarta e quinta posições.
Como forma de confraternização todas as tainhas pescadas são assadas numa grande "basquetada".
No Pescando Informações todos os pescadores e participantes são vencedores e ganharam um prêmio valioso: a informação para a preservação da vida marinha e da pesca!!
A ONG Eco-Ação existe há 04 anos em Paracuru e desenvolve ações na área ambiental. Seja parceiro! Contato: ong.ecoação@yahoo.com.br


Pesca da Tainha o ponto alto do IV Pescando Informação

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Nós da Rede protesta e dá bom exemplo.



Cansados de ver um monte de lixo espalhado na praia durante os eventos da Prefeitura Municipal de Paracuru, integrantes da rede social Nós da Rede de Paracuru, em forma de protesto promoveram uma Ciscara do Lixo pondo, literalmente, a mão no lixo. Com ciscadores e sacos de lixo em apensas uma hora de coleta, 04 (quatro) integrantes da Nós da Rede encheram 14 sacos de lixo!!
A Ciscarada é mais uma forma de comunicar à Prefeitura de Paracuru sobre a urgência de políticas públicas quanto a destinação do lixo da praia. Há anos a Prefeitura no realiza a Regata de Jangadas de Paracuru configurando em um momento de fortalecimento da figura do pescador e entretenimento para moradores e visitantes desta bela cidade. No entanto, há anos, o descaso com a destinação do lixo tem sido marca impactante nos evento do poder público municipal.
Ausência de lixeiras em toda extensão da praia e principalmente no local do evento, nas quais os visitantes possam colocar o lixo produzido, tem deixado um rastro de sujeira em todo o litoral e no mar ao final do dia.
A questão do lixo na praia tem sido um debate constante nos espaços de discussão com a Prefeitura, em manifestação da população nas rádios locais, pelas instituições locais e regionais gerando ações de pesquisa e limpeza de praia e nada tem se feito enquanto política pública.
É sabido por todos do impacto do lixo na praia tanto para a vida humana quanto para vida marinha acarretando acidentes, doenças e mortes.

Com uma jangada como ponto de apoio, integrantes da Nós da Rede juntou uma parte do lixo produzido pela população no momento do evento chamando sua atenção sobre a necessidade da Prefeitura de Paracuru planejar seus eventos considerando aspectos essenciais como a destinação do lixo produzido, a implantação urgente de uma plano de destinação dos resíduos da praia e ampliação da educação ambiental para os moradores e visitantes.
E o protesto não pára por aí. Será enviada uma carta-protesto para todas as instituições envolvidas no evento: realizadores, promotores e patrocinadores.
É chegada a hora do poder público, sociedade paracuruense e visitantes deixar de achar natural o lixo despejado na praia para o mar limpar!!! O mar já tem sua sopa de lixo, os animais marinhos estão morrendo de inanição, engolindo sacos de plástico e pontas de cigarro.
A Nós da Rede espera que nos próximos eventos o lixo esteja no local no qual deve estar: na lixeira, não na praia!!!