terça-feira, 28 de abril de 2009

PELO PISO SALARIAL NACIONAL DOS PROFESSORES

Dia 30 de Abril o Sindicato APEOC de Paracuru em conjunto com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais realizará um ato público em defesa da implantação do piso salarial nacional dos professores no município em comemoração antecipada ao dia do trabalho.
A programação é a seguinte:
8:00 – Concentração em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Paracuru
9:30 – Caminhada percorrendo a Avenida Antonio Sales até Praça de Eventos, defronte à Prefeitura Municipal de Paracuru
10:00 – Manifestações dos oradores

Nós da Rede estamos convidando todos os nossos componentes e a scoiedade de Paracuru a participarem do ato.Afinal precisamos ser solidários àqueles que formam gerações e mais gerações de cidadãos.

sábado, 25 de abril de 2009

NÓS DA REDE - ATUANDO

Oi Nós,
gostaria de compartilhar com vocês a ação da Associação das Maleitas, o mutirão que aconteceu sábado, dia 25 de abril, para a limpeza do Riachinho. A participação da comunidade foi muito legal. O evento começou por volta de oito e trinta e terminou no final da tarde. Crianças, adolescentes, adultos, idosos colocaram, literalmente, a mão na lama, no lixo, no mato para limpar o riachinho.



Todos se envolveram também na batalha para garantir a alimentação para que as pessoas não se dispersassem. Acabou rolando o lanche da manhã, almoço, o lanche da tarde e no final da tarde, ainda rolou um caldo de feijão.



Na ocasião, contamos com o Rusty de Sá, do Projeto Educar da Sabiaguaba, é um militante das causas ambientais e deu um gás na galera, falando coisas bem legais, enfatizando que o poder maior é o da comunidade.
Todos ao redor do riachinho, sentiram-se muito importantes. Foi muito legal perceber o empoderamento das pessoas que estavam participando em relação ao espaço do riachinho. Um espaço não utilizado. Acabou saindo como encaminhamento dessa ação, a arborização do espaço. Vamos transformá-lo em um espaço de lazer, uma pracinha feita pela própria comunidade.
No próximo sábado, dia 02, começaremos.
Está quase uma carta, mas eu não conseguiria expor tamanha satisfação em poucas palavras.
Um forte abraço em todos.

Ariadyne Luz

quarta-feira, 22 de abril de 2009

NÓS DA REDE - REFLETINDO

"Assim, questiona-se no Brasil, por exemplo, por que somente os filhos dos pobres estão condenados ao ingresso no mercado de trabalho tão cedo, o que implica, muitas vezes, o abandono da escola, quando não a combinação de brutais jornadas de atividades de 16 horas por dia (8 horas de trabalho, 2 a 4 horas de deslocamentos e 4 horas de freqüência escolar). A aprendizagem de qualidade torna-se muito distante nessas condições de reprodução humana. Os filhos dos ricos, por permanecerem mais tempo na escola, ingressam mais tardiamente e ocupam os principais postos de trabalho, com maior remuneração e status social, enquanto os filhos dos pobres somente disputam a base da pirâmide do mercado de trabalho, transformado num mecanismo de reprodução das desigualdades no país".

MARCIO POCHMANN in A tarefa dos progressistas no portal: http://www.cartamaior.com.br

APEOC - 10 ANOS DE LUTA EM PARACURU





Os eventos duraram todo o dia. Ao campeão do torneio foi entregue o troféu Jaime Alencar, em homenagem ao professor e ex-diretor da APEOC falecido no final do ano passado.



Entidade representativa dos professores a APEOC ao longo de seus 10 anos em Paracuru tem sido obstinada na defesa de melhores salários, condições de trabalho dignas e uma educação pública de qualidade.
PARABÉNS ao Roberto Sergio, ao Jurandir e a Geisa, atuais diretores deste Sindicato, pelo evento, pela coragem e obstinação de permanecerem na luta.
PARABÈNS aos profsessores que se integraram as festividades e que acompanham e apoiam a luta da APEOC.

sábado, 18 de abril de 2009

NÓS DA REDE - ATUANDO

Os componentes da Nós da Rede foram atuantes no Plano Municipal de Saúde Participativo de Paracuru, realizado no último dia 16/04.



Graças à participação consciente dos atores da nossa rede social, os debates tiveram um alto nível. Extrapolamos o campo da saúde restrito a oferta de serviços para tratarmos de questões determinantes no processo saúde-doença, como habitação, saneamento, meio ambiente, etc.



Continuamos trabalhando nossos objetivos essenciais: informação, formação e ação transformadora na sociedade.






sexta-feira, 17 de abril de 2009

NÓS DA REDE SE FORMANDO

Abordando os temas: Concepção sobre saúde-doença, Reforma Sanitária, Legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), Fluxos de recursos do SUS, Pacto pela Saúde, Políticas de Saúde no Ceará e Conselhos de Saúde, o Sr. Galba Freire presidente da Associação Norte/Nordeste de Gestores Hospitalares, realizou uma conferência para os componentes da rede social Nós da Rede de Paracuru.
A conferência, que ocorreu no dia 15 de Abril às 18:00 no Auditório da Câmara Municipal, fez parte da oficina preparatória para a elaboração do Plano Municipal de Saúde de Paracuru.
Apesar do número reduzido de participantes o momento foi rico de informação, discussões e trocas de experiências, principalmente em relação ao tema dos Conselhos de Saúde.
Além de servir de preparação para a elaboração do plano este evento serviu para ampliar o conhecimento dos nós da Rede sobre aspectos legais, organizacionais, economico-financeiros do SUS, e também sobre Controle Social.

terça-feira, 14 de abril de 2009

OFICINA PREPARATÓRIA - PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE

Atenção Nós da Rede e toda a comunidade de Paracuru-CE.
Confirmado o Auditório da Câmara Municipal de Paracuru para nós realizarmos uma oficina preparatória para elaboração do Plano Municipal de Saúde, como divulgado abaixo.
Aguardamos a presença de todos.

domingo, 12 de abril de 2009

Plano Municipal de Saúde de Paracuru - OFICINA PREPARATÓRIA

Atenção Nós da Rede e comunidade de Paracuru-CE!
Como divulgado aí ao lado esquerdo no item eventos, será realizado em Paracuru, dia 16 de abril de 2009, às 8:00, uma reunião para elaboração do Plano Municipal de Saúde Participativo. O evento segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde envolverá os profissionais de saúde e a comunidade de Paracuru. Acontecerá na Quadra Poliesportiva Henrique Domingues Sanders.
Nós da Rede cumprindo nosso papel de agentes de transformação da sociedade realizaremos
uma oficina preparatória, na qual pretendemos discutir a legislação do SUS e a atual situação de saúde do município a partir da ótica da sociedade.
Teremos neste evento a contribuição de pessoas ligadas à Associação Norte/Nordestee de Gestores de Saude.
A oficina ocorrerá no dia 15 de abril a partir das 18:00 em local a ser definido.
Estão todos convidados.
Em breve postarei o local em que se realizará a oficina.

terça-feira, 7 de abril de 2009

NÓS DA REDE - REFLETINDO

"A opressão violenta cedeu lugar à corrupção, e a espada, como principal alavanca do poder social, foi substituída pelo dinheiro".

Engels in Do socialismo utópico ao socialismo cientifíco

NÓS DA REDE - SE FORMANDO

No último dia 04 tivemos uma belíssima apresentação do gestor social da ABIP, Jeová Rocha, sobre Associativismo e Formação de Lideranças, dentro da proposta da nossa rede social de formar seus membros.
Abordando temas como grupos, lideranças, associativismo e, organização, ele orientou como formar e manter as Associações em pleno funcionamento e capazes de buscar recursos para beneficiar seus associados.
Podemos destacar as seguintes idéias apresentadas:
1. Grupo é um lugar onde pessoas diferentes trabalham em prol de interesses comuns;
2. O grupo para ter sucesso deve ter compreensão sobre
a. Pessoas – quem faz parte do grupo
b. Objetivos – o que irá fazer
c. Metodologia – como fazer
d. Tempo – quando fazer
e. Espaço – onde fazer
3. O líder é aquele que auxilia o grupo a realizar seus interesses, integrando as diferenças entre as pessoas;
4. Liderança é a arte de mobilizar os outros para que estes queiram lutar por aspirações compartilhadas;
5. Associação é uma empresa como outra qualquer e deve ter no mínimo os seguintes documentos:
a. Estatuto
b. Livro de ata
c. Cadastro de Associados
d. Plano de Ação
e. Registro de Títulos
f. Registro contábil

Nós da Rede consideramos que o momento foi rico em conhecimento e troca de experiências, fazendo-nos acreditar que estamos atingindo nossos objetivos de formação dos Nós.

A próxima capacitação será sobre Redes Sociais, com data ainda não definida.

O PODER DA GRANDE REDE

Em um inicio de tarde quente – quente, não -, muito quente, em etapa de nossas viagens da jornada de visita aos 184 municípios do Estado do Ceará, em 2008, fazendo o trajeto Crateús- Ipaporanga, uma placa em casa simples, não rebocada, à beira da estrada, atraiu a atenção. Lá estava escrito: internet . Fosse na periferia de cidade grande, com certeza, se perderia entre tantos outros anúncios. Esse, porém, exibia a força que lhe fora dada a partir do lugar aparentemente improvável para o tipo de negócio que oferecia, a 354 km de Fortaleza, em plena caatinga nordestina.
Sempre tivemos a crença de que a internet é um instrumento capaz de coisas inimagináveis, especialmente as que podem ser operadas em suas redes sociais (Orkut, facebook etc.). Nossa preocupação com a transparência das instituições públicas nos levou a uma constatação: a internet é a saída para democratizar o tão sonhado acesso às informações dos governos. Três ações, contudo, são necessárias para atingi-lo.
Em primeiro lugar a ampla simplificação dos portais , não permitindo que o excesso de passos e cliques sirva mais para esconder do que mostrar aquilo que as pessoas querem saber. Tente, por exemplo, acessar o portal do governo federal www.portaltransparencia.gov.br . Quem não for um especialista terá enorme dificuldade em encontrar o que procura. Para tanto são fundamentais a atualidade dos dados e a linguagem simples. Nada de números antigos, nada de dialetos. Deve ser como conta de bodegueiro – recebi tanto, gastei tanto.
O ponto seguinte é a capacitação em massa, para que haja o convencimento geral sobre a importância de haver acompanhamento dos gastos oficiais, como entende-los e interpreta-los, enfim o que é feito com os impostos que pagamos. Por último, a criação de uma rede social voltada para as questões da transparência, onde seriam discutidos casos de sucesso no combate à corrupção, formas de participação, as administrações e denúncias. Essa rede, para provedores e usuários, seria a inteligência coletiva em ação para o bem de todos.
O TCM acredita nesse modelo e, em poucos dias, oferecerá seu Portal à sociedade. Simples e funcional, como prega, na dimensão que imagina adequada ao perfil de nossa gente e dos desafios que aí estão. E, por favor, não venham com a desculpa de que o acesso à internet é muito pequeno no Brasil. A historinha lá no começo prova o contrário. E as estatísticas, idem: 33 milhões de brasileiros têm acesso à rede e é recordista mundial em horas de navegação. Nada impede, assim, que usemos o poder da grande rede a serviço das batalhas que precisam ser travadas contra as velhas e novíssimas faces da corrupção.

Alguém já disse, e concordamos, que “o Brasil não é um Pais corrupto, mas pouco fiscalizado”. Vamos à luta, portanto.

ERNESTO SABÓIA Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios

sábado, 4 de abril de 2009

NÓS DA REDE - INFORMANDO

Estiveram, agora há pouco, na rádio Moriá AM 1150, os Nós da Rede, Ariadyne e Edmundo, para divulgar a formação, os objetivos e atividades da nossa rede social.
Durante o programa Microfone Livre eles falaram de nossas motivações e objetivos comuns e como tentamos nos articular para fortalecer a rede e as entidades que a compõem.
Em outros momentos outras entidades que compõem os Nós da Rede estarão participando deste e de outros programas na Rádio Moriá.
Acompanhem.

NÓS DA REDE - SE FORMANDO


Seguindo nosso objetivo da rede de formar as pessoas, em termos de conhecimento, alguns Nós da Rede, participaram na manhã de hoje (04/04) da primeira aula presencial do curso à distância Controle Social das Contas Públicas, no auditório da Procuradoria Geral da República.
O evento foi aberto pela coordenadora do curso, jornalista Adisia Sá, que explicou a metodologia do curso.


Em seguida foi feita uma exposição pelo presidente do Tribunal de Contas dos Municípios no Ceará (TCM-CE), sr. Ernesto Sabóia sobre controle social, informação e o uso da internet como meio de divulgação de informações e formação de redes para troca de conhecimentos e experiências mo combate à corrupção. Ainda segundo ele ao final do curso serão selecionados cursistas para formar junto ao TCM-CE uma rede de voluntários para fiscalizar as contas dos municípios.
Ao final o jornalista Plínio Bortoloti falou sobre o papel da imprensa no combate à corrupção e no controle social.
Os Nós da Rede que participaram do evento foram:
Ariadyne - Assoc. Comunitária das Maleitas
Anderson - Sind. dos Servidores de Paracuru
Edmundo - ONG Eco-Ação
Jurandir e Roberto Sérgio - APEOC-Paracuru.

Dia 18 de abril será a segunda aula presencial. Se mais alguém que estiver participando do curso quiser marcar presença vamos nos articular para garantir transporte a todos.